sábado, 5 de agosto de 2006

política IV: Rondônia é o fim do mundo?

Rondônia é o fim do mundo? Acredito que não. Calma, rondonenses, não estou falando de vocês, não se preocupem. Estou falando da operação da Polícia Federal que prendeu os presidente da Assembléia Legislativa e do Tribunal de Justiça do Estado, fora os indícios e provas de envolvimento de 23( dos 24) deputados estaduais e de funcionários do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e (é, calma que não acabei) do Tribunal de Contas. Enfim, tudo quanto é instância do Estado foi tomada de assalto por ladrões.
O histórico de quadrilhas assaltando o Estado brasileiro não é novidade, mas sempre que surge um escândalo dessas proporções o susto, o impacto e a decepção sempre são maiores. Quando se pensa que é chegado o fundo do poço, há um pouco mais a descer.
Particularmente isso me assusta à medida em que percebo que em maior ou menor grau a profissão que escolhi( ou que vai-me escolher, nunca se sabe) está ligada a toda essa... hum, sujeira? imundície? realidade?, e que eu não sei se estou pronto ou se tenho coragem para tudo isso.
É o fim, é o fundo do poço? Não, nunca é. Claro que à primeira vista(e em uma segunda, terceira até) seria mais um motivo para descrer em instituições políticas, políticos, democracia , Justiça, etc... mas minha teimosia intui que esse tipo de descrença só vai servir de ponte para figuras mais abjetas e autoritárias tomarem a cena e pisarem em cabeças, o que só é uma bela forma de torrar minha paciência, coisa que definitivamente não é algo que eu goste que façam.

À luta. O que diabos isso significa?

ps: Heroísmo tem seu pai.

Um comentário:

Anônimo disse...

O desanimo em relação aos nossos podres poderes é o que prepondera nestes momentos de crise.
Nossa profissão realmente está meio que envolvida com parte dessa maracutaia toda. No entanto, considero-me como um vírus que pouco se infiltrará nas células desse sistema e tentará modifica-las em seu dna. So espero ter companheiros suficiente pra mudar algo...
desculpe ai a invasão no blog.Ng que me passou o endereço. Falou!