quinta-feira, 31 de agosto de 2006

culpa católica



A constante sensação de estar errado. Se eu pudesse definir "culpa católica" é assim que eu a definiria. Estar errado desde que nasceu, por uma coisa que aconteceu pouco depois da Criação. Nunca estou convicto bastante do que quero, nunca estou certo o suficiente quanto ao que devo fazer. Cada passo, 34 perguntas, cada pergunta, 34 desconfianças quanto ao que penso, digo, como faço essas coisas. Talvez este tenha sido o motivo de ter ficado inerte tanto tempo. O medo.
Covardia é das piores características que uma pessoa pode ter, porque aliada a um pouco de insegurança simplesmente emperra tudo. Mas eu falava de culpa católica. Ainda que eu só tenha pisado em uma Igreja umas 3 vezes em 3 anos, que há uns 8 ou 9 eu já não realize tudo o que me faria um católico, não consigo me desvincular de certas coisas que aprendi e em que acreditei(acredito bastante ainda, de certa forma). De todas elas(e acho que é uma das formadoras do meu caráter), a que restou mais forte é a sensação de estar pecando a cada passo, a cada ato. É a constante sensação de estar errado, de que há uma vigilância em cada um dos meus passos tortos.
Como eu sou uma figura barroca (portanto, esquisita, soando ridícula e exagerada, apaixonada e sempre ambígua e contraditória), o outro dado da personalidade é a confiança de estar em alguma espécie de caminho trilhado, um caminho correto e glorioso. Está feito, então, o cenário para derrapar, tropeçar, ralar a cara no chão e ser motivo de chacota. Aí é a hora de me centrar na culpa católica e botar a mão na cabeça.

3 comentários:

Anônimo disse...

testando

Anônimo disse...

Pois é ,Rafael, a culpa, quando exagerada, é um tormento. E pode durar dos 10 aos 80 anos.
Você talvez não tenha lido um ensaio, que eu considero brilhante,de Marilena Chaui, intitulado "SOBRE O MEDO", incluído
no livro "OS SENTIDOS DA PAIXÃO",publicado em fins da década de 80 ,pela CIA DAS LETRAS.
Gostaria que você lesse. Gosto de Marilena quando ela fala sobre o seu dileto Espinosa(caso do ensaio em questão) inteira.
Elstirxx

Anônimo disse...

CORRIGINDO:
IGNORE A PALAVRA /inteira/E O /xx/ DEPOIS DO MEU NOME.
Coisa de quem não sabe digitar...
Abração,
Elstir