quarta-feira, 23 de agosto de 2006

mellitus

Revelar que eu tenho diabetes é sempre um problema. Não pela doença em si, não tenho grilos quanto a falar sobre o assunto, acho bastante normal, adapto-me bastante, não sinto nenhuma forma de depressão por não comer doces (ok,dietéticos são piores, isso é inegável, mas dá pra viver mais do que numa boa- talvez bastante mais pobre), nem me sinto diminuído por tomar 13 unidades de insulina por dia. É óbvio que isso não é motivo de vergonha para ninguém. Até porque minhas ilhotas de Langerhans estarem sendo destruídas pelo meu organismo sem que eu pudesse fazer muita coisa nunca poderia ser vergonha.
Mas o quê, eu disse "revelar" logo ali no começo. Estaria eu me traindo? Na verdade, assim como não é motivo de vergonha, também não é de orgulho dizer que tenho diabetes. E quando eu falo isso, invariavelmente as pessoas parecem condoídas, com um tanto de pena. "Oh, toma remédio, é? Oh, e você faz como? Vixe, sem açúcar?". Coisa é quando esquecem-se que você é diabético e oferecem alguma coisa com açucar. "Ô, desculpa". Ou ainda, quando não oferecem e falam: "ah, você não pode". Isso tudo é bastante constrangedor, não tanto por me lembrar do que não posso fazer(disso eu me ocupo quase toda hora), mas mais ainda por eu sempre pensar que as pessoas estão me vendo como alguém frágil, um diferente. Não que eu não goste de atenção especial, de um cuidado extra, claro que não, eu gosto mesmo, meu ego é bastante grande para ser massageado dessa maneira, mas sempre tenho a impressão de que a diabetes "fragiliza" ainda mais a imagem que as pessoas têm de mim (assim como a história do novinho inteligente, de dois posts atrás).

É incrível que nos últimos posts , quanto mais velho eu fico(afinal, o tempo tá passando), mais eu pareço um adolescente resmungão e preocupado com o que os outros pensam de si.

Nenhum comentário: