domingo, 2 de julho de 2006

quartas-de-final

Último dia de junho de 2006 em Salvador. É também último dia para revalidar o cartão de meia-passagem para os ônibus da cidade. Revalidar, neste ano, significar mudar o cartão para uma nova forma, desta vez compra-se os créditos antes de utilizá-los, não se paga mais na hora. Só existem dois pontos de recarga na cidade, um no Iguatemi e outro no Comércio. Para revalidar, a mesma coisa.
Ouvi falando que 50 por cento(mais até) dos usuários já tinha efetuado a troca. Estudantes tinham reclamado e na última manifestação houve até quebra de vidraça na prefeitura. O prefeito disse então que iria suspender a implementação do novo sistema e só a continuaria depois de mais discussão(Vale lembrar que no começo, o estudante era obrigado a comprar a carteira da UNE junto com o cartão. Isto, entre outras coisas mudou, graças ao barulho tanto dos estudantes quanto do Ministério Público.). Certo, certo.Ligo a TV segunda-feira, pouco antes do jogo da Itália e está a repórter lá falando: "Sexta-feira é o último dia para revalidar o Salvador Card". O que, não discutiram? Que surpresa!
Mas vá lá, isso passou, hoje é sexta, é o último dia. Pus o despertador para 8:15. Uma colega liga às 8. Vou pro Iguatemi, ela pro Comércio. No caminho, a cobradora fala: "Último dia hoje, hein?"
Eu digo: "Estou indo revalidar agora". Ela: " uma fila que bate na Universal" Hipersuperduper.
Desço do ônibus, caminho, caminho e vejo a fila. A fila. Dando voltas, um caracol que ninguém entende. Onde é o fim? Onde é o fim? É ali, é por ali, é aqui. Achei, é aqui, é aqui. Andamos, andamos, andamos.Uma hora depois, cadê a fila? Eu não acredito, perdemos a fila. Essa mulher estava atrás de mim, como é que foi para a minha frente? Que é isso? Esgotei toda minha vasta coleção de palavrões e gracinhas( na realidade meu maior patrimônio intelectual). A turma da "Boca do Lixo" ia ficar corada. Minha colega me manda um SMS. "Dá tempo de ir praí? Aqui no comércio dando 3 voltas a fila". Alguém grita: "Eu tava no comércio, pior do que aqui". Ê, pelo menos alguém sofre mais que eu(depois ela me liga e diz que não conseguiu revalidar- tsc, tsc...).
Um sol retado, enorme, quente.Mormaço, já que o céu não estava tão claro quanto o sol quente. "E essa auto-escola que eu não termino? Eu sou imbecil mesmo ou o quê?"Começo a pensar no jogo. "Não vai dar tempo, é meio-dia". Falo isso com quem está ao meu redor. "Que mané jogo, eu quero é revalidar o cartão". Pensei em desistir umas 3 vezes. A fila anda, pára, pára, anda. Já é quase meio-dia. Não vou desistir mais não, que se dane o jogo. E lá vai, o papel na mão, mas a xerox é horrível, não dá pra estudar. Aproximadamente 4 horas depois, está lá na mão o cartão. Atendimento rápido, carregou tudo, dá pra pegar o segundo tempo. Olhei para trás e a fila tava maior ainda.

Eu não me arrependo de ter vindo para Salvador não, viu?

Um comentário:

Anônimo disse...

Eles (Prefeitura e Seteps) estipularam um prazo novo, pois antes era indetreminado, justamente no período de férias dos secundarista. Só tem esperto! Nós, que vamos ter que ficar pegando essa fila kilometrica é que somos burros!