segunda-feira, 17 de julho de 2006

os tempos são ...

"O princípio fundamental da existência é a mudança"- isto alguém me falou e eu guardo, se não como verdade, como uma frase interessante. Um acontecimento banal, a saída de duas pessoas do plantão lá do SAJU- que todo cidadão que se preze sabe bem o que é, faz-me pensar mais em uma vez em mudanças e como este tipo de coisa deixa-me atordoado.
Imagino que são dois os motivos. Mudança lembra que existe um fim, para as coisas, situações, para aquela rotina que só deixa de parecer modorrenta quando vira memória, que é um negócio satisfatório e triste. Se bem pensado, todos estes fins remetem àquele, à hora temida, ao Grande Medo, que é o fim de cada um(e tomara que não seja assim um fim).
Mudança também é provocação e lembra que é possível, mais do que possível, que é preciso procurar alguma melhora em si, alguma forma de fazer coisas de um modo diferente. É preciso sair da inércia, daquele pensamento choco que ora nos toma naquelas rotinas afáveis mas tentadoramente apáticas, sanguessugas do que se pode fazer.O que se pode fazer é a grandeza e muito da graça(da Graça?) está no caminho.
Se a sensação é de atordoamento, por vezes também o desafio comove. Pelo menos nos dias em que acordo meio heróico, que são os dias dos quais eu rirei(ou lamentarei) quando já estiver irritado com tudo e pronto pra me encantar com a mudança novamente.

Nenhum comentário: