sábado, 7 de janeiro de 2006

Você é pessimista?

Se alguém viesse me perguntar,dessas perguntas que se fazem ou no elevador(mentira,nem fazem,no elevador é no máximo um "Que horas são?") ou quando não se tem o que perguntar na faculdade ou mesmo em qualquer dessas conversinhas mantidas nem com tanta intimidade assim em qualquer lugar possível,por mil raios!,na Ladeira da Montanha madrugada adentro,maravilha,maravilha,se alguém viesse me perguntar: "Você é pessimista?",eu responderia "não" provavelmente.
Esse tipo de pergunta é aquela que prensa o pobre interlocutor(que no caso,seria eu) contra uma parede imaginária e por mais que tenha sido perguntada com o maior afeto do mundo,com uma expressão quase aparvalhada de tanta amenidade que expressa,soa como se o inquirente estivesse apontando o dedo em sua cara e gritasse: "VOCÊ É PESSIMISTA?" "VOCÊ É FELIZ?"
É uma situação constrangedora,mas inevitável e nem estou reclamando que ocorra.Muitas situações constrangedoras são a salvação da humanidade,o que seria da humanidade se não houvesse aquela situação em que um pobre garoto está lá abraçado com sua amiga e chega um "alegrão" a perguntar: "E esse namoro,sai quando?".Nossa,a humanidade reproduz-se pelo constrangimento,os bons sentimentos desenvolvem-se pelo constrangimento e quem sou eu,bobinho,pra reclamar disso? Reclamo não,acho até bom.Mas eu falava de pessimismo.
Minha resposta seria "não",muito pelo constrangimento,para não soar até malvado demais(apesar de que parecer malvado é uma das qualidades fundamentais à quem queira sobreviver sem ser importunado) mas há muito de verdade nisso também.Não consigo conceber pessimismo sem o suicídio logo ali ao lado ou ao menos uma pessoa rabugenta,amarga,ranzinza,quando não violenta e chata.Suicídio é coisa para gente muito corajosa,pouco asseada(é sangue demais,é sujeira demais) ou desesperada(não se inclua aqui os fãs do My Chemical Romance ou,sei lá,do Legião Urbana).É uma decisão muito "total"(definitiva?) e/ou irreversível.As outras qualidades não são muito...auspiciosas,então é muito irritante se qualificar pessimista.Sempre há uma ponta de esperança.E por mais que eu possa pensar "Nossa,isso vai dar errado" ou "Me lenhei,me lenhei"(essa é a expressão da 'vida real'),ao mesmo tempo vem-me à cabeça o pensamento exatamente oposto,o "Vai ser ótimo",o "Que massa,vai ser massa".
Então, não posso dizer que sou exatamente um pessimista,embora não seja exatamente um "tudo vai dar certo,Brasil,ó meu Brasil!".Mais ou menos o caminho do meio(oops),o que não quer dizer que seja um não-caminho ou uma não-opinião.E se o Zé da Conceição ou a Shirley Maria do nada me perguntar no ônibus: "Você é pessimista?" Eu vou olhar pra ele,dar aquela risada meio envergonhada,baixar a cabeça,olhar meus pés,olhar para ele de novo e antes dessa última olhada,posso dizer: "Não,não,eu não...".

2 comentários:

Anônimo disse...

O véio, na ladeira da montanha de madrugada, ninguém vai te perguntar se vc é pessimista ou não. No máximo vai perguntar se vc tá a fim de um programa.

rafael disse...

rapaz,acho que não perguntariam não.Metiam logo a faca e levavam meus trocados.