domingo, 29 de janeiro de 2006

fragmento

O máximo a que me permiti pensar com bastante simpatia em "gerações" foi ao ler sobre "escolas literárias".Achava fabuloso que certas características gerais tomassem forma em obras de diferentes pessoas e achava legal um certo clima de compadrio que eu imaginava existir entre os autores.Eu devia ter 13 anos.
Uma vez, Madza disse a mim que eu tinha uma "mania de congregação".Ela nunca me definiu exatamente o que significava, mas eu imagino que entendi muito bem.Pode ser porque eu fui uma criança sem amigos ou que passava muito tempo vendo tv e lendo qualquer bobagem sobre companheirismo, fantasiando sobre "sagas" urbanas, ainda que eu nunca tenha visto "Goonies” (Eu nunca vi, isso é fato).Mas isso já é um desvio.Eu falava de gerações.
Sempre me irritava alguém levantar a mão na sala de aula e bradar sobre o heroísmo da geração dos 60 e dos 70, da resistência, da rebeldia, da liberdade, etc e tal.Em parte porque eu desconfiava que havia muito de mito nisso tudo e em parte por não querer diminuir os de minha idade. Dessa geração, o The Who cantava:

" "People try to put us d-down (Talkin' 'bout my generation)
Just because we g-g-get around (Talkin' 'bout my generation)
Things they do look awful c-c-cold (Talkin' 'bout my generation)
Yeah, I hope I die before I get old (Talkin' 'bout my generation) " Consta que um desses caras dessa banda outro dia foi pego acusado de vasculhar pedofilia na internet.O que pode parecer apenas um caso isolado,a mim soou sintomático.

Foi lá entre 02 e 03 que eu perdi boa parte de minhas esperanças em muitas coisas.Inclusive na possibilidade de fazer "algo grandioso"(ah,esse demônio...) em conjunto.Na verdade, perdi mais ainda dessas esperanças entre 04 e 05,o que me deixou arruinado por um tempo(acho que estou de novo,um pouco,mas passa,passa e já parece ciclíco,criar uma expectativa e depois cair com ela) e ainda reflete hoje,quando não consigo pensar em “geração”.
No "We´re all in love”, vídeo do B.R.M.C. uma moça fala no começo:

"This is my generation,this is my youth,this is my expression.I think about the people before,my parents and... the Vietnam war and how they protest against that and how they really made a stem* and i don´t know "Were we able to do the same thing? Is it fashionable to do this?"

Assim como o clipe, que é confuso-e eu ainda acho, muito bonito-a moça não parece estar muito certa do que quer, se é saudosa do que seus pais fizeram ou se se orgulha do pouco que sua geração faz.Há uma crítica ao "modismo”, no mais uma crítica que vale a qualquer geração, mesmo que a moda fosse achar a "Revolução Cubana" o máximo (não que ela tenha generalizado,mas eu a faço).
Eu não sei como pode acreditar-se em geração, quando se sabe muito pouco sobre si mesmo.Eu não sei como pode acreditar-se em geração quando se está desmotivado ou quando se percebe que outros estão motivados em relação ao que não me motiva.Eu não sei de muitas coisas,aliás.

Nenhum comentário: