domingo, 29 de janeiro de 2006

na cidade

Como bem disse Rodrigo(http://burliuk.blogspot.com), os jovens de Feira sonham com Salvador menos pelo que a "cidade grande" possa oferecer de culturalmente(sentido estrito de cultura) relevante,a saber :museus,cinemas,teatros,livrarias,bibliotecas,pá e pá) e mais pelo que de "divertido" possa existir por aqui(bares,boates e festas badaladas). Não recrimino tanto quanto não aquiesço com tais escolhas.
Geralmente dizem que Feira é uma cidade pequena,chata,sem nada para fazer,quente demais,plana demais,parada demais,com pessoas extremamente atrasadas,com excesso de bares e farmácias e mais nada,mais nada.O que é verdade nessas características acaba escondendo outras verdades que dizem respeito a quem reclama.
Simpatizo com Feira como talvez simpatizasse com qualquer cidade na qual tivesse crescido,conhecido pessoas que de uma forma ou outra me formaram(para o bem e para o mal) e me ajudaram a ser quem sou(e repito: para o bem e para o mal).Não é uma cidade tão pequena quanto dizem,provavelmente tem a mesma quantidade de bares e farmácias das cidades com o mesmo número de habitantes e certamente produz cultura na mesma proporção da qualidade dos indivíduos que moram na cidade,na proporção de seu conhecimento,na proporção de suas mediocridades.
A crítica à cidade esconde a meu ver,uma crítica a si mesmo,que deve sempre ser feita.Não é comparar uma cidade com outra 5 vezes maior que vai tornar Feira melhor.Não é a vontade de escapar que vai tornar aos feirenses melhores.
Que não me entendam mal.Não digo que a cidade é o paraíso,nem faço elegias a carroças,tropeiros ou qualquer esforço de identidade e produção cultural que haja na "terrinha".Muito mais do que isso,não me agrada o que falam da cidade porque a dimensão da crítica é idiota.
Pessoalmente,evito juntar-me ao coro dos descontentes com a cidade(existe um coro de contentes,às vezes me soam meio paspalhos,contentes demais,ainda assim menos ofensivos do que a "turma do não") porque sei que muito do que eu poderia atribuir a Feira está em mim,em minhas fraquezas,em minha covardia,em meu atraso e em minha pequeneza. Não é um show com uma banda maior que me faria melhor do que sou hoje.Não é uma ida a um bar ou boate da moda que me fariam mais feliz(e nem sei se trato de felicidade aqui) ou mais esperto. Ou mais livre.As cadeias são de minha responsabilidade,assim como as desgraças ou a ventura(nem todas,nem todas,claro).

PS: É óbvio que Salvador é uma cidade culturalmente mais rica,mais "cosmopolita" e aberta do que Feira.E que é recomendável a qualquer um viver por aqui por uns anos(ou a vida toda,quem sabe).Por esse prisma,São Paulo é melhor do que Salvador pra se viver.E Salvador seria chata,plana,parada...Sempre é mais sobre pessoas do que "coisas".

Nenhum comentário: