sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

tolerância

A internet,com blogs,fóruns e orkut, acirra em muito os ânimos das discussões políticas.Pode ver,de quando em quando,aparece um "burro","canalha","safado",etc... Não acho que se exaltar seja necessariamente um dado negativo em um debate(muitas vezes eu mesmo acabo me exaltando,é,eu preciso de auto-controle,eu sei,mas é aquela coisa,o sangue sobe à cabeça,eu começo a tremer,um pouco por vergonha,mas muito pelo nervosismo mesmo e pronto: estou lá exaltado a discutir),por outro lado, também não é positivo,uma vez que pode mais camuflar o que deve ser principal,que é a exposição de idéias.Mas não é sobre a estrutura de um debate que quero falar.
Nesses debates,geralmente se vê pessoas pouco informadas com uma capa de superioridade, capa que esconde o embuste: Sabem quase nada de nada e estão lá julgando: "Marx é um bosta!" ,"Tocqueville era um idiota", "Bom mesmo era Joãzinho sem braço,que num paper de 1873,disse que o mundo ia estar do jeito que é hoje" e por aí vai. Essas discussões de internet revelam mais sobre um traço de personalidade de muitas pessoas do se poderia imaginar em um olhar apressado( este olhar diria: "ninguém dá muita importância a essas discussões mesmo,bah! "): Pouca gente está disposta a tolerar o que outro pensa.
É bem verdade que esse comportamento pode ser notado fora da internet,em discussões com parentes,amigos de boteco ou em universidades.Quando tomo a internet,a uso como pretexto e ilustração,não é exclusividade da web não.Voltando.
Um "democrata" escolado(e quase todo mundo quer se pintar assim) já tem as liberdades na ponta da língua: "Por mim,as pessoas podem se expressar do jeito que for,tal e tal,sou amigo de todo mundo,o cara pode ser do jeito que for,não ligo.Aí aparece um cristão contrário ao aborto e ao uso de preservativos,a favor da castidade como método contraceptivo e que,sei lá, goste de Bach. "Nossa,que horrível! Um cara desses não respeita o direito dos outros,não respeita a liberdade,é um conservador,um um....!". O mesmo vale para um conservador( que é algo bastante raro em meu "círculo social",se é que eu tenho um) ao ouvir alguém falar em, sei lá , casamento entre gays. Repare que basta os citados(que estão estereotipados naturalmente,uma vez que isso é um texto vago de um blog,tenham paciência...) emitirem opiniões que não sejam consonantes umas com as do outro.É uma coisa muito bonita isso de tolerar desde que não exista.

Nenhum comentário: