terça-feira, 6 de junho de 2006

o homem arrogante ( o homem derrotado)

Eu, com minha postura britânica, monóculo, suspensório, relógio na mão, milimetricamente ajustado com Greenwich, camisa e calça brancas, com o jornal do dia na mão e sempre a achar que sei mais do que o outro. Não que isso seja por si só ruim, se for tomado "arrogante" alguém que simplesmente não tem pudores para dizer o que acredita estar errado no que o outro pensa e certo no que pensa e se sempre defende alguma coisa que ache certa, desde que fundamentada.
"Desde que fundamentada"- aqui reside o problema. Vez sim, na próxima também estou eu a defender opiniões sobre coisas as quais conheço pouco ou nada. Estou a brandir convicções que talvez não estejam tão enraizadas em mim, que não foram alvo de reflexão( ainda que pouca reflexão), o que, é claro, é um defeito terrível. Hoje mesmo eu estava a fazer isso e só me dei conta um tempo depois.
O pior de tudo é uma espécie de dor na consciência que dá. Herança católica.

Nenhum comentário: