segunda-feira, 19 de março de 2007

sobre a areia, sobre a neve

O maior legado que um homem pode deixar a seu filho é o amor à liberdade. A vontade, mais do que uma expectativa de um direito, de se fazer o que quiser, sem objeções, desde que não cause mal a terceiros, é o maior tesouro que uma mente pode ter. Somente o homem livre pode arcar com as conseqüências dos seus atos, ainda que estas não sejam tão prazerosas. Ser livre boa parte das vezes não é um mero deleite ou prazer, podendo ser encarado como um fardo até. Quando digo que não é mero deleite, não digo que não seja benéfico. Ser livre é bom e em si só já constitui um prazer supremo, embora nem sempre seja visto como tal. Toda vez que um peso, um vergalhão assume as costas do homem, que paga por suas escolhas, a vontade de fraquejar é imensa. É o lado escravo gritando.
A positividade da escolha, conquanto limitada por circunstâncias, é das maiores realizações de um homem na vida. O produto da escolha, o produto de uma vida de escolhas e de luta é mais recompensador do que milhares de premiações vinda do nada.
A liberdade não é somente um direito. É mais do que isso. O homem verdadeiramente livre tem de brigar pelo que quer. Acrescento ao dito que só é pleno quem faz um filho, escreve um livro e planta uma árvore o seguinte feito: Só se é pleno quando se ensina a liberdade a um infante.

6 comentários:

Luna disse...

concordo plenamente com você,pra mim também a liberdade é fundamental
e ensino isso não ao meu filho mas ao meu sobrinho,que é quase isso...

gostei de seu blog

bjim

Anônimo disse...

Pra quem fala que o texto tá tosco,o resultado final ficou massa.Agora daí a acreditar que podemos todos ser livres já é mais complicado!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

ensinar q liberdade = responsabilidade pra uma criança eh dificillll

prefiro logo dar umas pohada spra ela ficar queta!!! hehhehe

Samaael disse...

Não sei bem se isso pode ser ensinado...

Mas... eu ia dizer que vale tentar... mas tb ando em dúvida sobre isso... não sei se isso não deve ser uma "escolha" individual, solitária (sei q nunca se chega à conclusão alguma sem uma base prévia, mas vale a ilusão), talvez deva-se aprender sem tutor direto, caso não aprenda, não adquira o gosto pela liberdade (de pensamento antes de tudo), nesse caso, talvez fosse melhor que não fosse livre mesmo... Como bem disseste, a Liberdade é também um fardo...

Saudações...

Madza Farias-Virgens disse...

TODO SER HUMANO JÁ NASCE CONDENADO À LIBERDADE
SARTRE DISSE E EU CONCORDO
NÃO PRECISA SER ENSINADO A SER APENAS A USAR