sexta-feira, 25 de novembro de 2005

Lendo um texto sobre Graciliano Ramos,há uma passagem que cita "Memórias do Cárcere",especificamente uma passagem na qual ele relata um convívio na cadeia com um russo,também comunista.O que mais o impressiona no russo é a capacidade deste ler rápido,um livro em poucas horas(ou minutos).Isso o impressiona e o irrita uma vez que a beleza da literatura consistira justamente nos detalhes,nas pequenas coisas que a leitura pode proporcionar.
Eu não sou russo nem sou um grande leitor,mas proporcionalmente tenho sofrido do mesmo mal que acometeu o camarada do leste.Acabo lendo as coisas de forma rápida e talvez me perca em alguns detalhes.Se isso não parece grande problema quando é literatura,filosofia,política,etc...,posso voltar ao texto no outro dia,sem pressa,reler a parte na qual não me concentrei devidamente ou coisa do tipo,o negócio fica muito ruim quando se trata dos textos da faculdade.E para fazer provas,detalhes contam muito.Sempre acabo me passando por eles ou na leitura dos textos ou na feitura de provas.Isso me deixa incomodado e chateado,como um texto que começa falando de Graciliano Ramos e acaba na faculdade.

Nenhum comentário: